Login
Uma das grandes preocupações para quem vive nas estradas brasileiras é a boa manutenção da malha viária, afinal, uma má sinalização ou uma estrada esburacada pode levar a sérios acidentes ou a grandes prejuízos na logística operacional da carga. Mas que tal um sistema que identifica isso previamente e avisa às autoridades a respeito?
Com essa perspectiva, foi criada a startup brasileira Mapzer, que uniu a inteligência artificial ao processo de inspeção das estradas do país. De maneira simples, um sistema de inteligência artificial é acoplado a um veículo que, ao circular pelas ruas e vias, mapeia a região em tempo real, apresentando ruas esburacadas, irregularidades nas calçadas e nas sinalizações, acúmulo de resíduos e outras questões.
O sistema não apenas funciona, como traz resultados efetivos, como os casos de sucesso nas regiões de Goiânia (GO), com a redução de 46% no número de buracos e de 49% nas irregularidades em tampas de bueiro entre os meses de junho e setembro de 2023, e de Batatais (SP), que obteve uma melhoria de 57% nas sinalizações irregulares de trânsito.
Euclides Chuma, pesquisador no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer e membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, explica mais sobre a tecnologia: “O sistema de IA dessas soluções utiliza imagens para buscar adversidades que elas foram treinadas para encontrar. É uma boa solução, desde que as pessoas, veículos e demais dados sensíveis capturados não sejam armazenados”.
Saiba mais no site Forbes.
Fique bem informado acessando notícias como essas diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar