Login
Enquanto as vendas de caminhões continuam em queda – encolhendo 3,6% no primeiro semestre – as vendas de ônibus vivem uma alta expressiva de 24,5%. A informação é da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que registrou 2.415 licenciamentos de chassis para ônibus somente no mês de junho. “As vendas e entregas do Programa Caminho da Escola continuam impactando positivamente o mercado de ônibus, o que explica esse bom desempenho no semestre”, explicou Marcelo Franciulli, diretor-executivo da entidade.
Segundo as estimativas da Fenabrave, a venda de ônibus deve continuar em ritmo acelerado até o final do ano, com um crescimento de 6% em relação a 2024, o que equivaleria a 29.336 veículos emplacados. O otimismo vem do fato de que o segmento apresentou a maior alta individual no setor automotivo no primeiro semestre.
A liderança no ranking de emplacamento entre janeiro e junho ficou com a Mercedes-Benz, com 7.005 veículos e market share de 49,62%. Em seguida, veio a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que ficou com 20,91% do mercado, vendendo 2.951 unidades. O mercado de elétricos também vem se expandindo, embora com números absolutos bem menores. No primeiro semestre, foram emplacados 311 ônibus elétricos, crescimento de 141,9% sobre o primeiro semestre de 2024, quando foram vendidas 129 unidades no país. As vendas têm sido puxadas por prefeituras, que usam recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Isso significa que há margem para ainda mais vendas, já que as verbas disponíveis para a Mobilidade Urbana este ano chegam a R$ 4,4 bilhões.
Saiba mais nos sites Frota & Cia, Technibus, Autoindustria e Ministério das Cidades.
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar