Login
Embora a cidade de São Paulo tenha a maior frota de ônibus elétricos do país, a dificuldade em avançar mais rapidamente na eletrificação – devido à infraestrutura da rede elétrica para recarga e da disponibilidade de veículos – está colocando em cena uma outra alternativa de motorização sustentável, o biometano. A prefeitura está organizando uma chamada pública para a produção do combustível e pretende adquirir uma frota de ônibus movidos por esse gás, para ajudar a substituir mais rapidamente os veículos a diesel. Assim, será possível avançar nas metas de descarbonização mesmo sem a quantidade de veículos elétricos inicialmente prevista.
Produzido a partir da decomposição de resíduos orgânicos, o biometano pode ser fornecido por usinas instaladas em aterros sanitários ou alimentadas por resíduos de produção agropecuária, como bagaço de cana e estrume, ou ainda a partir de resíduos de tratamento de esgoto. O biometano é extremamente compatível com o gás natural e tem alto potencial de redução de emissões. O Brasil possui 1.633 unidades de biogás em operação, com capacidade instalada de 4,7 bilhões de Nm³/ano, crescendo a um ritmo médio de 19% ao ano, desde 2019. O número de plantas com tecnologia para purificar e disponibilizar o biometano chega hoje a 79 unidades, com capacidade de 667 milhões de Nm³/ano. Porém, apenas 14 plantas de biometano estão autorizadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e outras 37 estão em análise.
Já existem frotas movidas a biometano circulando em cidades como Curitiba, Londres e Estocolmo. O governo de Goiás iniciou uma fase de testes desses veículos no início do ano. As estações de abastecimento são praticamente iguais às utilizadas para gás natural veicular, e fabricantes como a Scania têm investido em ônibus flex, que podem circular tanto com GNV comprimido quanto com biometano.
No início de setembro (02/09 e 03/09) acontecerá em São Paulo o Fórum do Biogás, para debater o uso de biogás e biometano como alternativas para frotas e geração de energia. O evento acontecerá na São Paulo Expo, e os interessados podem comprar os ingressos online.
Saiba mais nos sites Eixos, Frota&Cia, Scania e Fórum do Biogás.
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar