Login
O ano de 2024 firma o reaquecimento no mercado de veículos pesados no Brasil, com números promissores. Desde a produção se percebe um cenário positivo com alta de 43% até setembro deste ano de caminhões produzidos, conforme dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA).
Sobre vendas, os caminhões e ônibus mantêm uma trajetória de crescimento, conforme informações do Renavam divulgados pela Fenabrave, entidade que representa os distribuidores de veículos no país. Os emplacamentos de caminhões tiveram uma pequena queda de 0,76% em setembro de 2024 em comparação ao mês anterior, porém, no acumulado do ano, o crescimento desponta em 17,49%. O mesmo acontece com os ônibus, que totalizaram 19.630 unidades emplacadas entre os meses de janeiro e setembro, o que significa uma alta de 4,01% em relação ao mesmo período do ano passado.
Tais índices positivos recaem também na venda de implementos rodoviários que tem a previsão de fechar o ano com alta de 5%. Porém, a realização da Fenatran em novembro pode interferir nesse dado, aumentando ainda mais a previsão de vendas. Com esses resultados, a Fenabrave fez uma revisão para cima sobre suas projeções para 2024, com possibilidade de alcançar um aumento de 18,5% nas vendas de caminhões e um crescimento de 5% nos emplacamentos de ônibus.
Enquanto o mercado está aquecido, os eventos do setor apresentam cada vez mais novidades, como foi o caso do IAA Transportation 2024, que trouxe novidades em modelos de ônibus. A Daimler revelou o novo eCitaro K de 10 metros; a fabricante chinesa King Long mostrou seu novo modelo e-coach Merry Combo; a Wisdom Motor revelou seu ônibus a hidrogênio; a francesa Bluebus apresentou seu ônibus elétrico com opções de 6 ou 12 metros e o grupo Habas, da Turquia, trouxe seus ônibus e micro-ônibus elétricos.
Saiba mais nos sites Frota e cia, Blog do caminhoneiro e Tecnologística.
Quer receber mais notícias como essas diretamente no seu e-mail? Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar