Login
As estradas brasileiras estão recebendo uma atenção extra quando o assunto é evitar acidentes, tornar o trânsito mais seguro e melhorar a mobilidade urbana graças a uma iniciativa do governo, que fomenta atividades sobre essa questão em todo o país.
Desenvolvido pelo Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Monitora Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito) foi lançado em julho de 2023 e tem como objetivo monitorar e certificar se os órgãos e entidades desse campo estão cumprindo suas obrigações para tornar mais seguras as estradas dos estados brasileiros de sua atuação.
Para isso, o projeto adota o painel Pnatrans, uma ferramenta que incentiva os signatários do plano a apresentarem as atividades que foram concluídas pelos seus órgãos e entidades, permitindo uma atualização contínua e coletiva. Paraná, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro garantiram as primeiras colocações no ranking, como os estados mais ativos na implantação do plano nacional.
Uma das metas do Pnatrans é que sejam reduzidas pela metade as taxas de morte por grupo de habitantes e por grupo de veículos até o ano de 2028, e isso poderá ser concretizado através de cerca de 160 ações prioritárias. O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, comenta: “O Monitora Pnatrans é um instrumento que nos possibilitará mostrar o exemplo de quem está cumprindo com suas obrigações e obtendo resultados.”
Saiba mais no site Ministério dos Transportes.
Fique bem-informado acessando notícias como essas diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar