Login
Como transportador, toda forma de melhorar a rotina de trabalho e ainda reduzir os custos é muito bem-vinda. Atualmente, muitas dessas soluções estão diretamente ligadas a investimentos em melhores tecnologias. Por isso, reunimos aqui exemplos de empresas que estão revolucionando a gestão de frotas com ideias inovadoras que simplificam diversas etapas do processo.
A primeira é o sistema Optibus, que utiliza um conjunto de algoritmos matemáticos que ajudam a otimizar a mobilidade. Com essa tecnologia, operações que antes levavam meses de planejamento podem ser concluídas em minutos, com total segurança. O melhor é que sua implementação não exige grandes esforços nem investimentos em TI. Basta um computador com acesso à internet. Com essa simplificação, o transportador pode obter uma redução de custos entre 5% e 10%.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus também possui sua ferramenta digital: o VW Connect, um sistema de gestão de frotas que consegue superar as carências de infraestrutura com o apoio da Inteligência Artificial (IA) e de sistemas de última geração, como FOTA e OTA (Over the air). Em 2025, os clientes Volkswagen poderão aderir a dois pacotes de serviço reforçados: Rio Basics e Premmium. Com o primeiro, o empresário receberá informações ligadas a localização, relatórios operacionais, odômetro e consumo. Já o segundo, avança nos relatórios de infrações, frequência do uso de velocidade máxima e outros itens de segurança.
Por fim, temos o exemplo do sistema Trimble Transportation Latam que está combinando tecnologias para ampliar a conectividade em frotas. A empresa por trás dele desenvolveu modems com tecnologia 3G e 4G e introduziu a opção de dual chip no mesmo equipamento. A integração da Inteligência Artificial e do Machine Learning (ML) nos sistemas de gestão de frotas já mostra resultados surpreendentes, como redução de 90% nos acidentes e de 86% nas ocorrências de fadiga entre os clientes do sistema.
Saiba mais detalhes no site Frota e Cia.
Receba todas essas notícias diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar