Login
O consumidor brasileiro apresenta uma visão positiva sobre o papel dos biocombustíveis na economia do país, conforme a pesquisa “Combustível e Energia Sustentáveis: A Visão dos Brasileiros”, feita pela Nexus. Para 69% dos respondentes, o crescimento econômico do país está diretamente ligado ao aumento da produção de etanol e biodiesel.
Esse resultado é um reflexo da expansão do mercado de biocombustíveis que, cada vez mais, apresenta novidades e inovações. Uma delas é o produto que a empresa Be8 (ex-BSBIOS) está desenvolvendo e que poderá substituir o diesel de petróleo em até 100% no abastecimento de ônibus e caminhões, sem precisar causar alterações nos motores dos veículos. O Be8 BeVant tem biodiesel em sua composição, porém possui a característica drop-in do diesel verde (HVO), o que permite com que ele seja ofertado a um custo cerca de 50% abaixo ao registrado hoje no mercado internacional de diesel verde.
Enquanto essa novidade não chega, as empresas do setor continuam investindo em soluções diversas de abastecimento com biocombustíveis. Durante a Fenatran, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentou o Constellation 26.280, um modelo movido a biometano que possui maior capacidade de armazenamento, motorização mais potente e ainda tem o potencial para reduzir em 90% as emissões de CO2. A partir deste ano, serão realizados os primeiros testes de operação real do veículo.
O Grupo Potencial apresentou uma nova frota de caminhões composta por dez caminhões flex movidos 100% a biodiesel e diesel ou em um mix dos dois combustíveis. Fabricados pela Volvo, os veículos são os únicos do mercado que podem rodar com qualquer proporção de diesel ou biodiesel. Já a Marquise Ambiental adotou três caminhões movidos a biometano e gás natural comprimido (GNC), em parceria com a Scania, para seu mais recente projeto-piloto. Os modelos escolhidos são o P 280 XT, com motor Euro 6 e capacidade de armazenagem de até 230 metros cúbicos de gás.
Saiba mais nos sites Mundo Logística, Tecnologística, Siderurgia Brasil e Eixos.
Quer receber mais notícias como essas diretamente no seu e-mail? Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar