Login
Enquanto o Brasil busca parceria e investimentos para melhorar a qualidade das suas rodovias, podemos observar os exemplos de países que estão aplicando a fundo o uso de tecnologias com o intuito de tornar os serviços viários mais eficientes e sustentáveis.
Um dos maiores destaques são os mais de 3.500 quilômetros de estradas inteligentes presentes na China que se caracterizam por terem instalações diferenciadas que utilizam da mais moderna tecnologia de informação e digitalização, associada às redes e à inteligência artificial, para oferecer um melhor gerenciamento, manutenção, operação e serviço nas pistas.
Rodovias de alta velocidade, como Pequim-Xiongan, Xangai-Hangzhou-Ningbo, Chengyi e várias outras vias inteligentes, foram concluídas, já estão em operação e funcionam em uma combinação de infraestrutura de transporte digital, equipamento de transporte inteligente e sistema de serviço de transporte em rede, como afirma Chen Kun, vice-diretor do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Informações do Ministério dos Transportes.
Aos poucos, todo o setor de transporte chinês está se integrando a serviços via satélite Beidou e a rede 5G, o que permite com que, atualmente, haja uma taxa de cobertura de mais de 70% do mapa eletrônico de rotas das hidrovias de alto nível da China e mais de 10 milhões de veículos de transporte rodoviário e de passageiros urbanos usando tecnologias de navegação e rastreamento via sistema de satélite.
Saiba mais no site Exame.
Fique bem informado acessando notícias como essas diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar