Login
Iniciativas dentro do setor de transporte que visam diminuir o impacto ambiental já são prioridades em várias transportadoras ao redor do mundo. O Brasil não fica atrás nesse quesito e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) decidiu selecionar três delas que são pioneiras em práticas de descarbonização.
A primeira delas é a Braspress, expoente no transporte de encomendas e presente em todo território nacional. Desde o segundo semestre de 2021, a empresa possui uma frota eletrificada para atender clientes dos ramos do varejo, consumo, tecnologia e saúde. Conduzidos apenas por motoristas mulheres, seus veículos são da JAC Motors, possuem zero emissão de gases poluentes, autonomia de 200 quilômetros e transportam até quatro toneladas.
O próximo exemplo é da DHL Supply Chain, empresa internacional de logística, armazenagem e distribuição, que atua no Rio de Janeiro (RJ), grande São Paulo e na região de Campinas (SP). Ela utiliza caminhões elétricos de pequeno porte em suas operações urbanas e atendem mercados de varejo, ecommerce, moda, consumo e insumos médicos, entre outros, promovendo mais sustentabilidade e economia em custos com manutenção.
O último é a Morada Logística, empresa de transporte de Americana (SP) que, em 2019, foi pioneira no Brasil ao testar caminhões movidos a GNL em sua frota. Este tipo de combustível (GNL – Gás Natural Liquefeito) é menos poluente e mais econômico em comparação aos combustíveis fosseis, como a gasolina e o diesel. O uso desses veículos nas operações da empresa ajudou na redução em 10% do custo por quilômetro rodado, além de afetar na queda das emissões de gases poluentes.
Saiba mais no site da CNT.
Fique bem-informado acessando notícias como essas diretamente em seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar