Login
O crescimento do e-commerce e a disputa entre os principais players do setor está criando um grande impacto no mercado de logística. Nesse cenário, as empresas investem em todo tipo de melhorias para reduzir os prazos de entrega, já que esse fator, além do preço, pode ser o mais decisivo na compra do consumidor. O Mercado Livre, por exemplo, acaba de anunciar a compra de uma frota de 125 novos robôs, que atuam no processo de separação e organização de mercadorias em seus armazéns. Eles poderão separar 105 mil itens por dia e seu objetivo é ganhar uma hora, em média, no prazo de entrega dos pedidos nas principais capitais. Nos Estados Unidos, esse tipo de melhoria já evoluiu para a adoção de robôs de entrega, que fazem o mesmo tipo de corrida que já era executada por motoboys e ciclistas.
Os investimentos das empresas do setor vão desde a contratação de novos fornecedores para o serviço de última milha (“last mile”, em inglês, o termo que designa a entrega ao consumidor final) até a construção de mais galpões logísticos. A Shopee, por exemplo, inaugurou seu 14º centro de distribuição no Brasil, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A ideia é que ele processe cerca de 3,8 milhões de pedidos diários, permitindo acelerar as entregas na região. Segundo a empresa, no segundo trimestre de 2025, o tempo médio de entrega de seus pedidos no Brasil diminuiu em dois dias quando comparado ao mesmo período de 2024. Na Grande São Paulo, um quarto das encomendas foi entregue no dia seguinte e 40% em até dois dias. Cerca de 3 mil pequenos negócios, hoje, atuam no país como agências Shopee, para coleta e retirada de produtos, e a empresa trabalha com 45 mil motoristas parceiros.
A corrida só faz se acelerar. A Amazon, gigante global do e-commerce, anunciou recentemente que o benefício de entrega grátis no mesmo dia para seus clientes Prime ficou disponível para compras menores, reduzindo o limite mínimo de R$ 99 para R$ 19, o que deve ampliar significativamente o número de pedidos realizados. A novidade, por enquanto, vale apenas para os clientes Prime das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza e Recife.
É uma concorrência que só traz vantagens para todos, dando mais benefícios ao consumidor e gerando mais oportunidades para os fornecedores de logística.
Saiba mais nos sites O Globo, Frota & Cia e Mercado & Consumo.
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar