Login
A crise climática está dando seus sinais em todo o mundo, especialmente com o elevado aumento das temperaturas que tem preocupado as lideranças mundiais e tem afetado diretamente o transporte, levando os empresários do meio a pensar nas melhores alternativas para proteger as cargas deslocadas, especialmente as de produtos perigosos e as refrigeradas.
A Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP) alerta sobre a importância de desenvolver boas práticas no transporte de itens perigosos, como, por exemplo, a importância de utilizar embalagens certificadas, que protegem o produto e reduzem os riscos. É essencial também que o motorista sempre monitore a temperatura interna do caminhão durante todo o trajeto e planeje bem a rota, evitando trechos com exposição excessiva de calor.
Quanto às cargas refrigeradas, o HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários frigorificados, apresenta alguns dos principais cuidados que o transportador pode tomar ao se deslocar com seu veículo debaixo de altas temperaturas. Aconselha-se a manutenção regular para que os equipamentos de refrigeração sempre funcionem com eficiência. O uso de dispositivos de segurança permite com que o aparelho seja desligado automaticamente em casos de fortes temperaturas.
Os especialistas também frisam que o transportador fique atento para manter as portas do compartimento de carga refrigerada abertas pelo mínimo de tempo possível e o uso de cortinas de PVC como barreira, reduzindo a saída de ar frio e a entrada de umidade. É sempre importante escolher modelos de carroceria que sejam mais resistentes ao calor, como as compostas por chapas em fibra com baixa condutividade térmica e acabamento com revestimento de gel à base de resina.
Saiba mais no site Estradão e no site da SETCESP.
Fique bem informado acessando notícias como essas diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar