Login
Em nome da segurança e eficiência, o mercado de transporte tem explorado o uso de tecnologias avançadas que possam controlar e gerenciar um veículo pesado nas estradas com pouco ou nenhum acompanhamento humano envolvido. Quanto mais há avanços na área, mais novidades se apresentam, por isso, é importante que o frotista conheça sobre essa modalidade.
Existe uma nivelação nessa categoria referente ao grau de automação do transporte e que é estabelecida pela norma J3016 da SAE internacional, com cinco estágios de automação. É importante frisar que existe o nível 0 dessa classificação, que indica aquela à qual já utilizamos e estamos habituados: o veículo transportado totalmente por um motorista humano. Vamos conhecer os outros níveis!
No nível 1, os veículos possuem sistema de assistência à condução, portanto, o condutor precisa estar completamente na direção, utilizando os mecanismos apenas como auxiliares. No nível 2, a presença humana ainda é importante, porém, são sistemas que permitem uma condução semiautônoma no volante e nos pedais. No nível 3, o veículo pode operar de forma autônoma em situações específicas de tráfego, como rodovias ou circuitos fechados. No nível 4, os modelos podem circular sozinhos em várias situações (exceto em certas condições climáticas e de ambiente). Finalmente, no nível 5, temos a fase mais avançada, na qual veículos fazem tudo sozinhos, em qualquer condição.
Uma parceria entre a Volvo e a TMA, empresa que desenvolve sistemas de mecanização para o setor sucroalcooleiro, resultou no caminhão FMX Stark. Feito para atuar no transbordo de cana, o Volvo FMX 380 8×4 possui nível 2 de automação, já que detém câmbio automatizado I-shift off-road de 7ª Geração e suspensão auxiliar com molas helicoidais com amortecedores. Com essa tecnologia, o motorista não precisa direcionar ou acelerar o caminhão no campo em que ele atua.
Saiba mais detalhes no site Estradão e Frota e Cia.
Receba todas essas notícias diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar