Login
Os testes com caminhões autônomos estão mostrando que, com a evolução da tecnologia, eles estão se tornando cada vez mais confiáveis, mesmo para viagens de longa duração e em vias públicas. A Aurora, uma empresa americana que produz sistemas de direção autônoma para veículos, anunciou que está alocando uma frota para atuar em uma rota de quase mil quilômetros em uma região considerada extremamente difícil para os motoristas humanos, no Texas. Ela ligará a cidade de El Paso à de Fort Worth, cruzando um longo trecho de deserto. Serão 5 caminhões fazendo o trajeto, que contará com os veículos rodando 24 horas por dia, com paradas somente para manutenção e abastecimento. A empresa completou recentemente a marca de 160 mil quilômetros percorridos sem motorista em vias públicas, sem nenhum acidente.
No Japão, a Hino Motors também está trabalhando com caminhões que rodam praticamente sem interrupção, só que, nesse caso, em uma pista de testes na província de Fukishima. É a primeira operação comercial de caminhões autônomos no país. A operação, feita em parceria com uma construtora, tem o objetivo de testar os efeitos de novas tecnologias de pavimentações rodoviárias, com os caminhões circulando 24 x 7 sobre o piso. Os equipamentos registram informações como o impacto das cargas, a deformação do asfalto e a temperatura da pista. Os resultados serão usados para subsidiar futuras obras nas estradas japonesas. Ao mesmo tempo, os testes de direção ajudarão a evoluir no sistema de direção autônoma da Hino. Os caminhões têm nível 4 de automação, conforme a escala da SAE, o que significa que são capazes de realizar todas as tarefas de condução sem nenhuma intervenção humana, mas somente dentro da área de testes. Da mesma maneira, em Tinjian, na China, o porto, que é o 8º maior do mundo, anunciou que passou a operar com veículos 100% autônomos para movimentar cargas e contêineres entre os 192 berços de atracação.
Recentemente uma empresa de tecnologia de direção autônoma, a Kodiak, atingiu o primeiro lugar em um teste de segurança analisando diversas empresas de transporte norte-americanas. O teste, chamado Vera Score, foi criado pela empresa de tecnologia Nauto e analisou diversos parâmetros de mais de 1.000 frotas. A Kodiak, única frota de veículos autônomos a participar, empatou em primeiro lugar com uma outra empresa que trabalha com motoristas humanos, mas também utiliza uma série de sistemas de segurança baseados em telemetria e monitoramento remoto. As duas alcançaram nota 98 de 100, enquanto a nota média do restante das frotas foi 78. Entre as que não utilizam sistemas de telemetria e outros recursos tecnológicos, a média ficou mais baixa ainda, apenas 63.
A direção autônoma é uma esperança para resolver um problema mundial: a falta de motoristas. Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (FITRANS), o Brasil enfrenta um déficit de 120 mil motoristas, e as empresas têm enfrentado dificuldades para recrutar jovens para a carreira de caminhoneiro.
Leia mais sobre o assunto nos sites Blog do Caminhoneiro, Estradão, Melhor Investimento, Blog do Caminhoneiro e Click Petróleo e Gás.
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar