Login
Quatro em cada dez empresas brasileiras adquiriram ou planejam adquirir veículos elétricos para suas frotas, é o que diz uma pesquisa realizada pela Edenred Ticket Log, empresa de serviços de mobilidade corporativa. O estudo ouviu líderes de 300 companhias no país e constatou que 18% delas já possuem veículos eletrificados, enquanto outras 18% planejam comprar ao menos um dentro dos próximos três anos.
É um indicador do rápido crescimento da quantidade de veículos eletrificados no país –categoria que engloba tanto os elétricos “puros” quanto os híbridos. Esse crescimento acontece mais rapidamente em algumas frotas com perfis específicos, como aquelas ligadas ao transporte urbano de “última milha”, a parte referente à entrega final da logística no endereço do comprador. São veículos que rodam em trajetos curtos e que podem retornar à noite para reabastecer as baterias na garagem.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil ultrapassou em julho deste ano a marca de 500 mil veículos eletrificados vendidos, em uma estatística que começou a ser levantada em 2012. O volume de vendas mensal também bate recordes mês a mês. Maio havia batido o recorde histórico, com 6.969 unidades, mas essa marca foi ultrapassada em julho, com 7.010 vendas. Entre os veículos de grande porte, o destaque são os ônibus elétricos, que bateram o recorde da categoria, com 160 vendas em julho – para que se tenha uma ideia, no mês anterior o volume havia sido de 34 unidades, e um ano antes haviam sido apenas 13 ônibus em um mês. Segundo um levantamento da Neocharge, usando dados da Senatran, o crescimento da frota eletrificada entre dezembro de 2024 e junho de 2025 foi de 28%. A maior parte dessas frotas está alocada em São Paulo (estado e capital), Distrito Federal (Brasília) e Rio de Janeiro (estado e capital).
O estudo da Edenred mostra que 60% das frotas que já adotaram a eletricidade tomaram a decisão em função de metas de descarbonização. Entre as que pretendem fazer isso nos próximos três anos, esse é o principal motivo para 69% delas. A busca de inovação influencia na decisão de 47% das empresas, e 23% das que possuem veículos eletrificados pretendem aumentar esse tipo de motorização em sua frota.
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar