Login
A eficiência e a pontualidade no segmento logístico avançam à medida que os empresários do meio entendem a importância de adotar novas tecnologias. Desde equipamentos mais sustentáveis até ferramentas de análise de dados, os operadores da área perceberam que podem associar maior valor a sua marca ao unir as melhores soluções tecnológicas com o treinamento apropriado de seus colaboradores. Vamos conferir alguns exemplos de sucesso!
O conceito de “Green Warehouse”, ou “Armazém Verde”, já desponta no Brasil e reforça a importância de executar as atividades logísticas com menos impactos significativos ao meio ambiente. Uma das opções para isso são as empilhadeiras elétricas, compostas de uma bateria de íon-lítio, que permite com que elas desempenhem operações em três turnos com apenas uma bateria, realizando cargas de oportunidades. A vida útil desses equipamentos também é surpreendente, com duração de mais de 3 mil ciclos de cargas completas.
Já a Verity está colaborando com a modernização do sistema de rastreamento da On e da Maersk. Por meio da tecnologia RFID e de drones autônomos, está sendo traçado um projeto avançado de ampliação da visibilidade do estoque na cadeia de suprimentos – quase uma “onisciência operacional”. Mas como esses drones funcionam? Eles navegam autonomamente pelos corredores do depósito e escaneiam etiquetas RFID com mais de 99,9% de precisão a taxas de até 1.000 etiquetas/itens por segundo. Com o auxílio de ferramentas de IA, o rastreamento RFID torna-se ainda mais eficiente em todos os depósitos, superando os principais desafios dos métodos tradicionais.
A Mundial Logistics, empresa que opera na logística de materiais promocionais e de assistência médica, tem investido na infraestrutura de troca de dados. Utilizando a Platform Builders, a empresa pretende implementar um projeto estratégico de reestruturação de seu data lake – um repositório centralizado que armazena e processa grandes quantidades de dados. Com essa proposta, a Mundial Logistics visa otimizar a visualização, a manipulação e a entrega de dados. Thiago Yumoto, líder de Inteligência de Dados da Mundial Logistics, afirma: “Temos uma base crescente de clientes que requerem relatórios específicos e detalhados sobre seus projetos. Para atendermos a essas demandas e seguirmos inovando, identificamos que a reestruturação profunda do nosso ambiente de dados seria essencial”.
Saiba mais nos sites Mundo Logística, Frota e Cia e Tecnologística.
Fique bem-informado acessando notícias como essas diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar