Login
Vamos começar com as previsões da Drivin, uma plataforma de gestão de transportes que otimiza os processos logísticos de frotas na América Latina. Primeiramente, destaca-se a ampliação na adoção da TMS SaaS, um software de gerenciamento de transporte fornecido como serviço de assinatura (SaaS) baseado em nuvem. Outras tendências incluem a opticanalidade no lugar da omnicanalidade, ou seja, um sistema que busca o canal mais adequado e eficaz para interagir com o cliente, e o uso de tecnologias inovadoras para aprimorar a sustentabilidade nas operações logísticas.
O especialista em logística emergencial e de alta performance, Marcelo Zeferino, CCO da Prestex, acredita que a logística de alta performance B2B deve crescer em 2025. O principal desafio nesse cenário é saber reduzir o tempo entre o momento em que uma ordem de serviço é criada e quando o produto final é entregue ao cliente. Ele afirma: “A fabricação just-in-time, a globalização do mercado e a necessidade dos clientes por entregas cada vez mais rápidas passaram a impulsionar uma revolução na logística emergencial e de alta performance para a indústria da transformação”.
Já Mario Veraldo, especialista do setor com mais de 30 anos de experiência e CEO da MTM Logix, afirma que a integração da Inteligência Artificial (IA) e da automação transformará o setor, impulsionando decisões mais autônomas, como a logística auto-otimizada e a demanda preditiva. Ele também destaca o potencial das soluções multimodais em aumentar a flexibilidade e a resiliência das cadeias de suprimentos, além do aumento da segurança cibernética em cadeias de suprimentos digitais.
Por fim, a Kardex reuniu em um relatório exclusivo os 25 insights de especialistas com os desafios e as oportunidades de 2025 no campo logístico. Um deles destaca o Reshoring e Nearshoring como uma forte tendência que ajuda a equilibrar os custos e garantir agilidade no atendimento, mesmo diante de interrupções globais. A automação também se mostra poderosa, com o uso de robôs colaborativos e de soluções de Robótica como Serviço (RaaS), permitindo escalar conforme a demanda.
Saiba mais nos sites Mundo Logística, Portal NTC, Setcesp e Tecnologística.
Fique bem-informado acessando notícias como essas diretamente no seu e-mail. Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar