Login
Em um momento do setor em que as pesquisas e análises sobre combustíveis renováveis e mais limpos aumentam, é possível perceber as diversas possibilidades que podem ser exploradas para a descarbonização do transporte, inclusive a alternativa de boas misturas para um resultado mais eficiente nas operações de cargas pesadas.
Dentre elas, podemos destacar o estudo liderado por Robson Barreiros, do Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI) e que, atualmente, está à frente de seis projetos relacionados ao hidrogênio renovável. Ele concluiu que a mistura de hidrogênio ao diesel pode oferecer uma eficiência de 9% a 15% a mais para os veículos do transporte pesado.
Segundo as análises feitas, a queima do hidrogênio renovável quando associada a combustíveis fósseis, como o diesel, demonstra um poder calórico enorme, o que melhora significativamente a combustão, contribuindo para a eficiência daquele combustível a qual ele está assistindo. Ademais, essa mistura permite ainda uma redução nas emissões de gases do efeito estufa.
No Brasil, a mistura mais utilizada até o momento é a de biodiesel no diesel que tem a previsão de aumento no teor do biocombustível na mistura, de 12% para 14%, a partir de março deste ano. Com isso, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) projeta uma alta de 22% na demanda de biodiesel no Brasil, em 2024, em comparação com o ano de 2023.
Saiba mais no site EPBR e CNN Brasil.
Quer receber mais notícias como essas diretamente no seu e-mail? Inscreva-se na newsletter Frotas em movimento!
Voltar ao topo
Faça login para comentar.
Para fazer comentários, clique em Quero comentar.
Quero comentar